Operações realizáveis
Imagiologia (ultrasonografia e elastografia)
Imagiologia (ultrasonografia e elastografia) – dimensão e arquitetura de músculos (e.g. área de secção transversa anatómica, ângulo de penação e comprimento dos fascículos), tendões e de nervos periféricos, qualidade (i.e. ecogenicidade) muscular, rigidez passiva de tecidos moles e rigidez ativa muscular.
Posturografia
Posturografia – amplitude, velocidade e frequência de oscilação do centro de pressão (total e nos eixos antero-posterior e medio-lateral) e variabilidade linear e não linear dessas medidas (ex: Approximate Entropy).
Dinamometria isocinética
Dinamometria isocinética – momento máximo de força, trabalho total, potência, rácio força antagonista/agonista (convencional e funcional), rácio de fadiga muscular.
Dinamometria
Dinamometria – força máxima, taxa de produção de força (máxima e em intervalos de tempo fixos), parâmetros (força, velocidade e potência) da curva força-velocidade, complexidade da força (ex: sample entropy), variáveis de testes de força reativa (tempo de vôo, tempo de contato, índice de força reativa e rácio de utilização excêntrica), índice de força dinâmica, perfil força-velocidade (método Samozino) e défice de força.
Análise cinemática
Análise cinemática – amplitude, velocidade e aceleração angular nas diferentes articulações corporais.
Electroestimulação nervosa por via percutânea
Electroestimulação nervosa por via percutânea – amplitude das ondas M, H e V.
Eletromiografia de superfície
Eletromiografia de superfície – intensidade de ativação muscular, parâmetros do espectro de frequências do sinal EMG (frequência média e mediana), extração e quantificação de sinergias nerumusculares, limiar de recrutamento e frequência de descarga de unidades motoras individuais.